Velocidade do obturador. Aula 3.

Introdução. Curso básico de fotografia 

Aula 1. Câmera fotográfica

 Aula 2. Abertura do diafrágma

O obturador trabalha em conjunto com a abertura do diafragma e ISO, através da velocidade do obturador determinamos o tempo de exposição que é o tempo em que o elemento fotossensível irá permanecer em contato com a luz. Isto tem uma grande influência na fotografia, portanto devemos entender corretamente como funciona este elemento quando queremos realmente dominar a fotografia.

Imagens da câmera aberta

Imagens da câmera aberta

Como funciona o obturador de uma câmera fotográfica?

Exemplo de velocidade lenta do obturador

Exemplo de velocidade lenta do obturador

O sensor de imagens fica em um compartimento escuro oculto a luz (Dentro da câmera), a cortina do obturador é a porta da entrada de luz. Quando pressionamos o botão do obturador a cortina do obturador se abre por um instante permitindo que o sensor de imagens receba a luz vindo da cena que está diante da câmera. E nós podemos ajustar esta velocidade (Em câmeras com recursos manuais).

Da mesma forma que a abertura do diafragma a velocidade do obturador é expressa em forma de fração 1s/ pelo valor expresso no visor da câmera. As velocidades altas do obturador de uma câmera podem atingir o tempo de 1/8000s, 1/4000s que são frações de segundos, quanto velocidades baixas (Longas exposições), 5, 10 ,15 ou mais segundos, quais permitem tanto capturar imagens em baixa condições de luz quando criar efeitos interessantes.

Sem Título-1

Exemplo de maior velocidade do obturador

Exemplo de maior velocidade do obturador

Então através da velocidade do obturador podemos tanto congelar cenas com movimentos rápidos, dar desfoque de movimento aos objetos que se movem dentro de uma cena ou ainda captarmos imagens em baixa condição de luz. Isto é muito importante para o uso criativo da fotografia.

(Este exemplo é só uma simulação, as velocidades consideradas altas são imperceptíveis a olho nu).

Conclusão da velocidade do obturador

Agora que você já entendeu como funciona o diafragma e a velocidade do obturador vamos para a próxima lição.

Aula 4. Sensibilidade de ISO

Aula 5. O fotômetro