2

O que são pixel e megapixel?

O que são Pixels e Megapixels? O que isto interfere na fotografia? Sei que isto são perguntas simples e muitos já sabem, porém alguns acreditam que sabem e não entendem corretamente, então resolvi publicar alguns artigos explicando a forma que trabalho com as imagens desde a produção até o final onde ela é impressa e entregue nas mãos do consumidor. Apesar de achar este assunto meio chato ele é muito importante para quem pretende trabalhar profissionalmente com fotografia. Portanto não deixe de ler.

Aproveite também para ver: Como fazer retratos com fundo desfocado.

O que são pixels?

 

j

O pixel é a menor parte que forma uma imagem digital, podemos concluir que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

Para ver detalhadamente os pixels de uma imagem basta amplia-la no monitor da câmera ou computador. A partir do momento em que a imagem é ampliada por algumas vezes, podemos ver alguns quadriculados. Cada quadro deste é um pixel.

O que é Megapixels?

Megapixels

O Megapixel é o valor equivalente a um milhão de pixels. Estas unidades são usadas para indicar a qualidade do sensor de imagens de uma câmera fotográfica digital e o tamanho da imagem que ele poderá produzir.

Se multiplicarmos os pixels vertical pelos pixels horizontal de uma imagem teremos a área total da imagem em Megapixels, conhecida como resolução da imagem e também resolução da câmera ou sensor de imagens (Na linguagem fotográfica).

Exemplo

Sem Título-1

Aqui temos três imagens de três câmeras diferentes, vendo as imagens através de um monitor fica difícil saber qual câmera fez qual imagem e qual teria maior quantidade de pixel (Maior resolução) antes da edição. Porque após a edição as três imagens foram redimensionadas para o mesmo tamanho e agrupadas formando uma única imagem.

Sem Título-2

Mas Através destas informações podemos  ver qual era a resolução da imagem (Megapixel), original e até saber o tamanho que elas poderiam serem impressas.

A resolução das imagens usadas acima

Temos a Canon 60D e depois a Canon T3i com a mesma resolução de 3 456 pixel horizontal X 5 184 pixel vertical resultando em uma imagem com 17 915 904 (Dezessete milhões, novecentos e quinze mil e novecentos e quatro pixel), ou seja 17.9 Megapixel.

Por ultimo a Canon Powershot SX 120 IS com representando a imagem da direita com 2 736 pixels horizontal X 3 648 pixel vertical, resultando uma imagem com 9 980 928 (Nove milhões, novecentos e oitenta mil e novecentos e vinte e oito pixels). Que é igual a 10 Megapixels.

Sabe o que isto significa?

Quando as imagens são usadas em baixa resolução, na web (Como este caso por exemplo), ou até para pequenas ampliações em papel fotográfico faz pouca diferença. Então mesmo com uma câmera simples você consegue boas imagens. Se dominar a fotografia.

Mas para impressões maiores existe uma grande diferença, isto irei abordar em um outro assunto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Em 1986 surgiu a paixão por Fotografia, em 1995 veio a primeira câmera, em 2004 criei meu próprio Studio em parceria com minha esposa, hoje atuo em fotografia de Stúdio, books e eventos. Fundador do Site "FotoEsc" compartilho conteúdo de qualidade com os leitores.