Fotômetro- Aula 5

Introdução. Curso básico de fotografia 

Aula 1. Câmera fotográfica

 Aula 2. Abertura do diafrágma

Aula 3. Velocidade do obturador

Aula 4. Sensibilidade de ISO

O fotômetro é um instrumento destinado a medir a quantidade de luz ideal para a formação de uma imagem, devamos ficar muito atento a ele quando estamos trabalhando com nossa câmera em modo manual. Se o ponteiro indicador do fotômetro estiver para a esquerda significa que teremos uma imagem escura, no centro uma imagem ideal nem clara e nem escura, para a direita uma imagem muito clara.

fotometro12

Aqui abaixo temos o exemplo bem claro, com o ponteiro do fotômetro a esquerda, no centro e a direita, o ideal então é seguir a orientação do fotômetro.

O fotômetro está no zero mais a exposição está incorreta

Isto pode acontecer? Sim pode  variar  de acordo com a iluminação e de acordo com o modo de medição que estamos usando, se por acaso o plano de fundo de um objeto estiver recebendo muita luz o fotômetro detecta isto indicando a alta exposição de luz quando na verdade o objeto principal está escuro ou vice versa. E ainda pode dar algumas variações conforme o modo de medição que estamos usando.

Caso você esteja com o fotômetro zerado e mesmo assim sua imagem estiver saindo muito clara ou escura, altere-o para + e para – até conseguir a exposição ideal, verifique também os modos de medição e altere-os conforme o assunto a ser fotografado se necessário, não se limite em manter o fotômetro no meio.

IMG_8927

Então para que o fotômetro funcione corretamente devemos entender estes fatores, e ainda o fotômetro da câmera mede a luz ambiente mas não mede a luz do flash isto deve ser ajustado manualmente caso você não possua um fotômetro específico para a situação.

Conclusão do curso básico de fotografia (Ajustes de câmera)

Até aqui nó entendemos como funciona uma câmera fotográfica, este é o princípio do aprendizado de fotografia se inscreva a minha lista para que você possa receber mais dicas e técnicas sobre fotografia.

O que fazer agora?

Clique nesta categoria onde temos outras dicas para você.