Fotografia

A fotografia é o processo de formar imagem através de uma câmera fotográfica e da luz, no mundo digital todos podem fazer isto, mas como profissional da imagem eu digo que a fotografia vai além de simplesmente pressionar o botão.

A fotografia como profissão e arte

A fotografia como profissão ou como arte vai muito além do que pressionar um botão. Ela envolve todo um sentimento e o olhar aguçado de quem está por trás da lente, observando o cenário a emoção e o momento exato de registrar aquela cena para sempre.

Mãe do noivo não contém as lágrimas ao cumprimentar a noiva

Mãe do noivo não contém as lágrimas ao cumprimentar a noiva.

Você pode saber mais sobre o autor clicando aqui, ou entrar em contato com o autor clicando aqui.

O bom fotografo é como se fosse um caçador

Um bom fotografo é como um bom caçador, observa cuidadosamente o ambiente procura o melhor local e espera calmamente o fato acontecer registrando-o em poucos ou apenas um click. A atenção e frieza é indispensável pois o mesmo fato jamais volta a se repetir.

O fotografo comparado a um caçador inexperiente

Clica desesperadamente sem atenção, as vezes mais pela própria emoção do que pela razão, como se fosse um caçador inexperiente atirando no escuro e ao raiar o dia olha para o solo onde encontra os troncos e as pastagens danificadas pois não acertou a presa.

É assim que acontece com o fotógrafo inexperiente, faz vários disparos mas ao abrir as imagens em seu computador nota que poucas se salvam seja pelo ajuste da câmera, pela sua ansiedade, ou ainda por não estar acostumado a observar o local e esperar o fato acontecer.

O que fazer para mudar isto?

O objetivo dos assuntos acima não é desprezar o conhecimento de ninguém, muito menos valorizar meu conhecimento, mas sim deixar claro algumas coisas. Principalmente alguns erros que as pessoas comentem ao iniciar.

O maior erro das pessoas está em acreditar que a qualidade das imagens está no equipamento, quando uma boa imagem depende muito mais do profissional que está atrás do equipamento.

Se você está iniciando agora, coloque isto em mente. Não é o equipamento em si que faz a imagem e sim você, portanto estude o máximo ou você será simplesmente mais um.

Algumas dicas para você iniciar

Introdução. Curso básico de fotografia 

Aula 1. Câmera fotográfica

 Aula 2. Abertura do diafrágma

Aula 3. Velocidade do obturador

Aula 4. Sensibilidade de ISO

Aula 5. O fotômetro