Curso básico de fotografia- Introdução

Se você está realmente interessado em aprender fotografia seja para o seu uso pessoal ou quem sabe futuramente tornar a fotografia em profissão você está no local certo.  Vamos em frente, nunca foi tão fácil aprender com quem trabalha na área por mais de dez anos sem gastar sequer um centavo.

Os princípios e a descoberta da fotografia

A história nomeia vários nomes como descobridores do processo da formação da imagem através da passagem da luz por um pequeno orifício.

Câmera escura do século XVIII

Câmera escura do século XVIII

  1. Chinês Mo Tzu no século (V A.C), inventor da câmera escura;
  2. Filósofo grego Aristóteles (384-322 A.C.), responsável pelos primeiros comentários esquemáticos da Câmera Obscura. Segundo os contos Aristóteles observou um eclipse solar por meios dos furos de uma peneira e também folhas de árvores;
  3. 965/1040 O Físico e matemático árabe Alhazem também descreveu diversos fenômenos da refracção da luz, com especial incidência na refracção atmosférica ao nascer e ao pôr do Sol;
  4. 1525 já se conhecia o escurecimento dos sais de prata;
  5. 1604 Ângelo Sala descobriu o processo da formação da imagem através da reação da imagem formada na câmera escura, porém não sabia como parar interromper a reação do processo para que a imagem fosse permanente.
  6. 1725 Johann Henrich Schulze conseguiu a duração de uma imagem por tempo maior;
  7. 1777 Carl Wilhelm Scheele também comprovou a reação dos sais em contato com a luz;
  8. 1817  Joseph-Nicéphore Niépce obteve imagens com cloreto de prata sobre papel, em 1822 conseguiu fixar uma imagem em uma placa metálica.

A primeira fotografia reconhecida

Imagem que comprovam a descoberta da primeira fotografia. Nicéphore Niépce, em 1826

1826 Primeira fotografia

E somente em 1826 francês Joseph Nicéphore Niépce, quem conseguiu fazer primeira fotografia reconhecida. Segundo a história foi uma imagem produzida em 1826 numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. ” A imagem existe até hoje”.

Niépce se une a Daguerre

Em 14/12/1829, Niépce assinou um contrato com Louis Jacques Daguerre, que herdou seus conhecimentos qual lhe permitiu uma evolução na câmera escura, Daguerre conseguiu uma aceleração no processo da formação da imagem e ainda descobriu que o sal de cozinha neutralizava completamente a reação dos compostos químicos em contato com a luz e posteriormente o uso definitivo do iodo no processo, que era produzido em placas de vidro.

O processo era muito complicado pois dependia de uma gigantesca câmera escura, placas de vidro, galões com os químicos o que tornava a fotografia inviável e não despertava o interesse de uma grande publico.

A invenção do filme fotográfico por George Eastman

GeorgeEastman2Em 1885 George Eastman conseguiu o mesmo processo em película de papel, apesar da praticidade o invento não agradou aos fotógrafos pela baixa qualidade das imagens.

Insatisfeito pelo seu processo não ser aceito George Eastman teve outra brilhante ideia, decidiu oferecer a câmera ao público amador para o uso doméstico e montou um laboratório para o processo de revelação.

Popularização da fotografia

Isso permitiria a produção em grande escala, surgiu então a empresa “KodaK”, foi um duro golpe aos fotógrafos, desta vez a fotografia chegou ao uso doméstico e ao alcance de um grande público. Bastava comprar a câmera fazer as fotos e levar de volta para a “Kodak” que entregava as fotos prontas e ainda a câmera carregada para novas fotos.

Em 1891 melhorou mais ainda o processo com a criação do filme, qualquer um podia ter sua câmera, fotografar, trocar o filme e levar ao laboratório para revelar. Os filmes ainda sofreram várias alterações até chegarmos a fotografia digital, que foram as últimas invenções, porém acredito que a coisa não para por aí.

Agora que você já sabe um pouco sobre a História da fotografia vamos para o assunto.

Inicie nas aulas abaixo

Aula 1. Câmera fotográfica

Aula 2. Abertura do diafrágma

Aula 3. Velocidade do obturador

Aula 4. Sensibilidade de ISO

Aula 5. O fotômetro

 

Fontes: Kodak, Wikipédia "Livro tudo sobre fotografia (Michael Busselle) Volume 6"