Câmera fotográfica- Aula 1

Câmera escura do século XVIII

Introdução. Curso básico de fotografia 

Embora o processo analógico esteja chegando ao fim usaremos uma câmera fotográfica analógica para facilitar esta explicação, neste primeiro exemplo vamos fazer uma visão geral e rápida para nos familiarizarmos com o equipamento e nos próximos passos vamos aprender cada item mais detalhadamente pra você entender como funciona cada parte da câmera.

Formação da imagem

www.fotoesc.com.br

www.fotoesc.com.br

Quando ela passa por dentro de um orifício e é reprojetada para dentro de um corpo escuro a imagem se forma novamente só que invertida.

Este processo ocorre da seguinte forma, como a luz caminha em linha reta desta forma ao passar pelo pequeno orifício (Diafragma da lente), o que esta para cima vai para baixo e vice versa, como podemos ver no exemplo ao lado.

A formação da imagem ocorre porque a luz vem de uma única fonte (Orifício) se algum outro orifício permitir a passagem da luz a imagem não se forma. Então é exatamente como vemos na imagem a direita.

  1. A luz do sol caminha na direção da cena;
  2. A luz passa pelo orifício da câmera;
  3. A imagem se forma dentro do corpo da câmera.

A câmera e a luz = Fotografia

Como já vimos na introdução ao curso de fotografia o significado da palavra fotografia é escrever com a luz, guarde bem isto, assim você evitará várias complicações no futuro, sem o domínio da luz esqueça. Suas chances de sucesso serão poucas. Quanto menor quantidade de luz maior dificuldade você terá para criar imagens, além de precisar de equipamentos melhores que captam imagens mesmo em baixa quantidade de luz, porém eles são bem mais caros.

Portanto o melhor caminho para quem está iniciando é dominar a luz do dia “Luz natural”, queira ou não esta luz é a mais importante de todas além de ser a mais usada por quem está iniciando.

A lente da câmera DSLR

Aqui estou usando a lente de câmeras analógicas, para facilitar o entendimento “Portanto estes dados variam de acordo com cada lente”.

Características básicas da lente

Características básicas da lente

  1.  Marca de orientação para o encaixe da objetiva;
  2. Anel de zoom;
  3. Botão de acionamento para foco manual ou automático;
  4. Anel de foco manual;
  5. Abertura do diafragma “Orifício localizado dentro da lente”
  6. Contatos que ligam a lente ao corpo da câmera;
  7. Rosca para o encaixe da lente;
  8. Indicador do comprimento focal em uso;
  9. Comprimento focal da lente;
  10. Indicador da distância onde o foco está sendo ajustado “Para foco manual”;
  11. Descrição da lente “comprimento focal abertura…”;
  12. Tampa da lente;

Funções e ajustes da lente

A maior função da lente é enviar os sinais luminosos para dentro da câmera onde são convertidos em imagem. Vamos conhecer algumas funções da lente e o que ela pode nos proporcionar durante a criação de uma imagem

  1. Diafragma- Permite determinar a profundidade de campo. “Quantidade de elementos que irão permanecer nítidos dentro da cena”;
  2. Foco- Permite determinar qual elemento irá permanecer nítido dentro da cena;
  3. Comprimento focal “Zoom”- Permite ajustar o ângulo de visão, tanto fazendo uma maior aproximação de elementos que estão distante, quanto trazer o que está para os lados para dentro do campo de visão. “Isto varia de acordo com cada lente e suas características”.

Então quando falamos em lente precisamos dominar o Diafragma, Foco e o Comprimento focal, adiante iremos dividir estas lições em parte para fazer uma explicação completa sobre cada uma deles.

Funções da Câmera

A câmera é um corpo escuro onde o elemento fotossensível “Filme ou sensor de imagens”, fica oculto a luz. Na entrada da câmera logo atrás da lente temos a cortina do obturador. A função da cortina do obturador é abrir e fechar por períodos de tempo permitindo que o elemento fotossensível entre em contato com a luz dando origem a formação da imagem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na câmera temos vários botões de controle e menus de comando, qual nos permite ajustar o equipamento de diferentes formas alternando entre modo automático, modo manual ou ainda trabalharmos com partes em manual e partes em auto. Vamos conhecer basicamente o corpo e as funções mais importantes da câmera para começarmos desenrolar o assunto e depois conhecermos detalhadamente cada parte e entender melhor sua função.

Conclusão da aula 1

Agora que você já entendeu como funciona a câmera fotográfica vamos entender melhor, como funciona cada ajuste e os efeitos que eles proporcionam na imagem. Não se esqueça de curtir e compartilhar a página com seus amigos. Avance para a próxima aula.

Aula 2. Abertura do diafrágma

Aula 3. Velocidade do obturador

Aula 4. Sensibilidade de ISO

Aula 5. O fotômetro