Abertura do diafragma. Aula 2.

Introdução. Curso básico de fotografia 

Aula 1. Câmera fotográfica

Diafragma é o nome de um pequeno orifício presente dentro da lente de uma câmera fotográfica. Este orifício é composto por um conjunto de lâminas podendo ter seu tamanho ajustado para maior ou menor. A principal função do ajuste da abertura do diafragma é determinar a quantidade de luz que irá passar irá passar pela lente e atingir o sensor de imagens ou o filme. Vamos entender os efeitos que a abertura do diafragma causa em uma imagem e o qual sua importância na fotografia.

Modo “M” da sua câmera

Para que possamos ter o controle de todos os ajustes que vamos falar é preciso que você gire o seletor de modos de sua câmera para o modo “M” (Manual).

Vamos começar entendendo o diafragma de forma simples

Funcionamento do diafragma.

Funcionamento do diafragma.

Imagine durante o  dia se sem ligar a luz você fechar a janela por completo, fica totalmente escuro e na medida que vamos abrindo esta janela a luz vai passando até que possamos enxergar tudo o que está ali dentro. Então esta é a função do diafragma. Determinar a quantidade de luz que irá passar por dentro da lente, junto a isto ocorre também um outro fenômeno que conhecemos por profundidade de campo.

Então quanto maior a abertura do diafragma, maior será a passagem de luz e menor profundidade de campo e vice versa.

Entendo os números da abertura do diafragma

O valor da abertura do diafragma é representado em forma de fração e nunca por um valor real, então se

temos o valor do diafragma 8 quer dizer que o valor real será f/8 que significa 1f/8. Um dividido por oito. Então quanto maior o valor expresso no visor da câmera menor será a abertura. Exemplo f/8 é menor que f/16. Se resolvermos as frações 1f/8= 0,125 é maior que 1f/16=0,0625. Então já entendemos porque o menor valor é maior abertura.

Diafragma

Abaixo temos a imagem da esquerda com menor abertura (Maior número f) e a direita uma imagem com maior abertura, (Menor numero f), neste exemplo fica bem claro uma das diferenças entre fotografar com maior ou menor abertura.

Abertura

A imagem a esquerda foi fotografada em f/32 nota-se uma maior quantidade de elementos nítidos dentro da cena, então ela possui uma maior profundidade de campo.

A imagem a direita foi fotografada em f/5.6, nesta temos uma menor quantidade de elementos nítidos, tanto os elementos que estão no primeiro plano quanto os elementos que estão no plano de fundo ficaram fora de foco (Embaçados), somente uma pequena área no meio saiu focada (Nítida).

Conclusão da abertura do diafragma

Então estas são as duas principais funções da abertura do diafragma, determinar a passagem de luz e a profundidade de campo. Agora que você já entendeu como funciona a abertura do diafragma, vamos para o próximo passo.

Aula 3. Velocidade do obturador

Aula 4. Sensibilidade de ISO

Aula 5. O fotômetro