0

O que são camadas no photoshop?

301215

As camadas nos permitem trabalhar com vários elementos dentro de uma única imagem, sem interferir em outras partes, isto facilita muito na criação, retoques, edição, enfim podemos dizer é algo muito útil, por isto vamos começar a entender isto melhor para não nos complicarmos mais tarde.

O que são as camadas?
As camadas nada mais são do que um conjunto de elementos criados dentro da área de uma única imagem, onde podemos trabalhar com um ou vários deles ao mesmo tempo, remover ou adicionar partes, criar sombras estilos etc…

Paleta camadas (Dicas para windows)
301215A paleta camadas nos permite criar e mover elementos dentro de uma imagem, como podemos ver na imagem a direita.

Para Criar uma nova camada, vazia
Basta pressionar o comando “CTR+SHIFT+N” do seu teclado, dar o nome a e pressionar enter que a nova camada será criada.

Se preferir copiar uma imagem para a nova camada basta pressionar “CTR+A”, em seguida “CTR+C” e assim que criar a nova camada pressione “CTR+V” do seu teclado.

Para duplicar a imagem em uma nova camada ou duplicar uma camada basta que ela esteja selecionada na paleta camadas e depois pressionar “CTR+ALT+SHIFT” e em seguida pressionar a seta do teclado para um lado, a camada será copiada.

Aqui estão alguns exemplos.

3x4 Cartão de visita

A paleta camada é uma ferramenta muito útil para a criação de artes, presente em vários editores de imagens é muito usada por designers, fotógrafos, gráficos e criadores em geral. E aproveitando para encerrar vamos criar uma simples camada de texto e adicionar alguns efeitos. Espero que gostem.

2016

Galera. Abraço e Feliz ano novo a todos e até o próximo ano se Deus Quiser.

0

Câmera escura

26-031

No mundo atual a maioria das pessoas podem produzir fotografias através de câmeras fotográficas ou de outros dispositivos que possuem câmera, o que muitos não conhecem é o processo da formação da imagem através da passagem da luz por um pequeno orifício, fator importantíssimo para quem quer aperfeiçoar seus conhecimentos na fotografia. Caso você não conheça é esta experiencia que eu gostaria de convidar você para realizar.

Uso da câmera escura (Curiosidades)

Como comentado no resumo da história da fotografia, invenção da câmera fotográfica partiu dos princípios da câmera escura, as pessoas sabiam como criar uma imagem mas não sabiam como fixa-la em um papel sem que fosse manualmente através da pintura, este invento foi utilizado durante muito tempo pelos pintores da época, além do uso pelos físicos para a observação e estudo de eclipses e outros fenômenos.

Funcionamento da câmera escura

Como explicado inicialmente e o próprio nome diz a imagem é formada dentro de uma “Câmera escura”. A luz refletida diante da cena que está diante da câmera passa por um pequeno orifício e forma a imagem de cabeça para baixo dentro da câmera.

Materiais para construir um câmera escura

Para construir uma câmera escura vamos usar uma caixa de papelão, um pedaço de lata de refrigerante ou cerveja, uma agulha, uma, lixa, cola, papel preto e papel branco, fita isolante ou crepe e uma luva de pano ou couro para evitar corte nos dedos.

É recomendável que você usa uma caixa grande (No mínimo uma caixa de sapato), ou seu rosto pode ficar na frente do orifício central da câmera impedindo que a luz seja projetada no fundo da caixa.

Para crianças é recomendável que peça o auxilio de um adulto.
Camera escura 1
  1. Revista um dos lados internos da caixa com papel branco e os demais lados com o papel preto como mostra a ilustração acima. ( Revestir a parte 2 da figura em branco e as demais partes em preto).
  2. Recorte um pedaço de aproximadamente 2 cm x 2 cm da lata de cerveja ou refrigerante;
  3. Usando a agulha crie um orifício no centro do pedaço da lata;
  4. Usando a lixa remova todas as imperfeições onde o furo foi criado na lata;
  5. De frente com lado branco crie um furo de 1 cm aproximadamente. (N°6 da figura);
  6. Usando a fica isolante ou crepe, cole o pedaço de lata com o orifício sobre o furo que você criou na caixa. (Antes de fechar a caixa verifique se os furos estão alinhados);
  7. Na mesma face da caixa que foi colado pedaço de lata com o pequeno furo, crie mais um furo com de aproximadamente 2 cm. (Como mostra o N°7 da figura).

Pronto sua câmera escura está criada, agora para que a imagem seja projetada dentro da câmera basta direciona-la para uma cena ou objeto que a luz refletido será transformada em uma imagem e projetada no papel branco no fundo da câmera.

Veja tambémO que são pixel e megapixels, Os atalhos básicos do photoshopComo cortar imagens para impressão.

Visualizando a imagem na câmera escura.

Para visualizar a imagem dentro da câmera basta encostar seu olho no orifício que vera a imagem projetada na parte branca da caixa.

26-031

Para isto é preciso que você use um pedaço de pano entre o rosto e a caixa evitando que outra fonte de luz entre e impeça que você veja a imagem se formar dentro da câmera escura.

Sua experiência pode variar de acordo com o tamanho da caixa, distância entre o orifício e superfície onde a imagem é projetada, tamanho do orifício onde passa a luz que dá origem a imagem e a distância entre a caixa e o assunto.

Deixe seu comentando falando o que achou e como foi sua experiência, se conseguiu realiza-la, caso não tenha conseguido conte-me sua dúvida que tentarei ajudar. Abraços e até a próxima.